Por Pr. Matheus Gomes
Coincidência significa “alguma coisa que acontece de forma que parece que foi combinado. Ato ou efeito de coincidir.” Muitas vezes olhamos a vida como uma coincidência, um acaso: Poxa, se não tivesse feito isso, opa… Aconteceu, foi por isso ou aquilo, etc. Mas será que realmente é tudo uma grande coincidência? Vamos ver um cara que teve todos os motivos pra pensar dessa forma, que viveu coincidências em toda sua vida… José!
Sonhos de José (Gn. 37:5-9) - Sempre me perguntei por que raios José tinha que contar esses sonhos para seu irmão e seu pai? Tava na cara que a galera iria ficar bolada! Imagine se fosse seu irmão ou seu filho! Mas… Será que isso foi mesmo uma coincidência?
Ismaelitas no caminho (Gn.37:25) - Aconteceu que depois desses sonhos seus irmãos esquematizaram um plano, matar José! Porém Rúben, irmão mais velho não queria, sua idéia era mais tarde resgatar ele da cova, mas, mas… Na hora, no exato momento que Ruben não estava passaram no caminho uns Ismaelitas e veio à brilhante idéia, vamos vendê-lo como escravo! Mas que sorte hein, será isso mais uma coincidência?
Acusação de Adultério (Gn.39:14,15) - Depois escravo, foi vendido a um homem chamado Potifar, capitão da guarda do Egito, um cara respeitado e rico. Potifar gostou de José, tanto que entregou tudo nas mãos de José, que beleza hein… Mas, mas, como nem tudo são flores aconteceu que por assim “coincidência”, um dia a mulher de Potifar forçou José a se deitar com ela! Que coisa não? E só estavam os dois na casa! E ninguém viu o que realmente aconteceu! Puxa vida. Ela tirou a roupa dele, e ele saiu correndo! E o que ela diz? Que ele tentou agarrá-la… E lá vai José Preso! Ao invés de melhorar, a situação de José parecia piorar cada vez mais.
Padeiro e copeiro (Gn.40:8) - Depois do nada assim por “coincidência” o padeiro e copeiro de Faraó foram presos por ofensas. E tiveram sonhos e quem interpretou? Ah, ah? José! E deu certo, o copeiro viveu e o padeiro morreu, assim como tinha dito José!
Sonho de Faraó (Gn.41:1,2) - Então, assim por coincidência Faraó também sonhou, no sonhos vacas gordas e magras e espigas grandes, cheias e miúdas. E quem estava por perto? Yes, o copeiro, que conta sobre sua experiência, isso depois de 2 anos. José foi e interpretou o sonho de Faraó, contou que viria fartura durante 7 anos e fome durante mais 7 anos. Faraó achou tremenda sua sabedoria e o colocou como governante do Egito. Estava abaixo apenas de Faraó!
Todos passam fome (Gn41:56,57) – Logo depois todos passaram grande fome, e o Egito lucrou, porque foi o único que estava preparado para aquilo, pois guardou alimentos na fartura e começou então a vender pra todos. E quem veio procurar comida? Aham, seus irmãos, coincidência? Não!
Agora, imagine comigo… Se José não tivesse sonhado e falado talvez seus irmãos não tivessem o vendido, se José não fosse vendido não teria ido ao Egito, lá, se não fosse acusado de adultério não teria revelado os sonhos do padeiro e copeiro, se não tivesse revelado os sonhos do copeiro e padeiro, não teria revelado o de Faraó, se não tivesse não seria governador, se não fosse governador talvez morresse de fome junto com sua família e todos mais tarde!
Deus não é um Deus de coincidência! Ele te ama, sonha com você! O que você tem esperado? Nada! O que tem feito ou buscado? Nada! Então comece a esperar, a buscar, a crer! Alguma coisa pode acontecer, mas depende também de você!
Talvez assim como José você não esteja entendendo o porquê dessas coisas na sua vida, mas se você acreditar nEle, confiar, sonha, esperar, agir, perdoar, fizer Sua vontade, mais tarde você vai entender!
5 de dez. de 2011
Coincidência? Mas será mesmo?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
UhuuuL! Deixe o seu comentário!