6 de nov. de 2012

Pais e Filhos

Por Pr Matheus Gomes




Como o diabo tem lutado contra a família, como temos atendido adolescentes e pais com problemas de relacionamentos. E o que Deus fala pra nós nesses últimos dias é que Ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais. (Malaquias 4:6). Ou seja, não podemos aceitar esse negocio de “fase da libertinagem, da rebeldia, das brigas.” Não! O que Deus quer é a família unida, feliz, abençoada.

Davi mesmo sendo um grande Rei viveu muitas desgraças em sua família, filho violentando Irmã, matando irmão, querendo o trono do pai, fazendo intrigas... Meu Deus, quantas desgraças na família do homem segundo o coração de Deus. Deus queria isso para a família do Rei? Não! Mas Davi, mesmo com tantas qualidades falhava no papel de pai! E como filho? A Bíblia nos mostra que ele também tinha dificuldades, nesse texto mostra que Jessé seu pai nem o chama quando Samuel o visita, mostra em outra passagem que seu irmão repreende ele apenas por não aceitar a afronta de Golias, tinha desunião, inveja, ira. Temos vivido tempos difíceis na família. Mas Deus AMA E QUER ABENÇOAR SUA FAMÍLIA! Mas então qual o papel do Adolescente e do Pai na família segundo o coração de Deus?

O adolescente Alegra seu Pai (Pv.10:1), Algo simples que muito adolescente acha bobeira, isso é realmente o que o diabo quer colocar. Mas é um segredo tão forte! Muitos fazem por obrigação, porque será recompensado, aí não! Isso é atitude de servo! "O filho sábio alegra o seu pai."!
O adolescente precisa também ser obediente (Ef.6:1), obedecer por alguma coisa é fácil, o servo faz isso muito bem, para não ficar de castigo também é fácil! O Adolescente segundo o coração de Deus obedece de verdade, se ganhar ou não ganhar, não por imposição!

O filho precisa honrar teu Pai e Mãe (Ef.6:2), mas obedecer não é honrar? Não! Honrar é reverenciar prestar respeito... Forte né! Respeitar mesmo, como autoridade sobre sua vida, porque Deus o colocou sobre você! O Pai segundo o coração de Deus ama e demonstra (Tt.2:4), amar o filho não é difícil, mas será que você demonstra nessa fase da adolescência? Como isso é importante, e como eles não se sentem amados.

Em uma fase que tanto precisam... Mudanças, novas responsabilidades, novas cobranças, relacionamentos, corpo, formação, 1º emprego. 20% dos adolescentes são depressivos e inseguros. Se o adolescente não tem essa demonstração ele busca em tantas porcarias, mídia, nas drogas, nos falsos amigos! O pai tem de disciplinar também (Pv.19:18), pecamos muitas vezes pelo excesso ou pela falta. Hoje muito pela falta, não o bater nessa fase, mais a consequência precisa! Os adolescentes estão clamando por limites.

E a última coisa, o pai direciona, aponta o caminho (Sl.127:4), os adolescentes estão em uma fase de muitas dúvidas, inseguros, confusos. Você é a pessoa de Deus mais próxima na vida deles. Pastoreie, não deixe apenas para a igreja. Encoraje-os, motive-os a viver tudo que Deus tem pra eles, Deus ama a família, quer essa unidade, seus filhos são flechas em suas mãos, aponte caminhos de vitórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UhuuuL! Deixe o seu comentário!